Editorial
PROIBIR É SE MOSTRAR INCAPAZ DE EDUCAR
Há sete anos colaboro com esta que é a principal Publicação que trata de assuntos sobre Armas das mais variadas naturezas e que, heroicamente, tem superado o passar dos anos num país onde o tema “Arma” e - principalmente quando se refere à Arma de Fogo - é demonizado, seja pela ignorância de muitos, seja pela sede de controle de outros poucos, que procuram se beneficiar da maioria leiga para impor suas vontades.Quando comecei a colaborar com a Revista MAGNUM, me foi proposto trabalhar o enfoque nas Armas de Pressão e, posteriormente, escrevi também algumas matérias de orientação sobre Arco e Flecha e Balestra, além de Airsoft, que podemos englobar no assunto sobre Armas de Pressão. Afinal, o seu princípio de disparo é muito parecido.
Minhas matérias, de modo geral, têm cunho elucidativo e costumo abordar os aspectos técnicos do Tiro de Pressão, sendo que muitos conceitos que dizem respeito às técnicas de tiro e ajustes de miras abertas e ópticas também são úteis para o tiro com Armas de Fogo, principalmente as armas longas.
Esta edição especial traz várias dessas matérias que escrevi; e certamente será um bom guia para os iniciantes e também para os já praticantes experientes do Tiro de Pressão.
Mas, quero dizer que o enfoque nas Armas de Pressão não se resume à intenção de apresentar ao público os modelos de armas existentes, sua tecnologia e técnicas de tiro. Minha abordagem principal, quanto às Armas de Pressão, é esclarecer que essas armas e suas Modalidades de Tiro têm um grande apelo educacional no aprendizado e no manuseio dos mais diversos tipos e aplicações.
Eu sempre argumento que, se no Brasil de 40 ou 50 anos atrás, a educação sobre o uso correto das Armas de Fogo - e o seu conhecimento técnico por parte das pessoas que as adquiriram ou pretendiam adquirir - tivesse tido a atenção que hoje nos esforçamos para transmitir ao público, as restrições e proibições que vivemos nos dias atuais simplesmente não existiriam. Portanto, é o lado educacional que mais me motiva a escrever e, sendo as Armas de Pressão a porta de entrada de muitos para o mundo do Tiro Esportivo, nada melhor do que transmitir aos Leitores o máximo de conhecimento possível para que, desde jovens, os Atiradores e futuros Atiradores façam do 'jeito certo'.
É gratificante ver que muito do que apresentamos nesses anos foi assimilado por uma multidão de Atiradores e, assim, continuaremos o nosso trabalho, sempre no intuito de orientar e esclarecer. Afinal, o trabalho honesto e as informações precisas são o conjunto que formam um meio de comunicação sério.
A luta pelos direitos dos Cidadãos de bem em preservar os seus direitos é incessante e, no Brasil de hoje, onde vivemos as mais diversas 'aberrações legislativas', o povo bem instruído sobre os assuntos que defendem certamente fará muita diferença.
Infelizmente, hoje vivemos no país das restrições, onde parece que tudo aquilo que não agrada a alguma autoridade é simplesmente proibido ou se torna restrito a uma minoria. O caso mais recente se refere às lunetas que, em minha opinião, sem critérios técnicos ou estudo sobre o seu uso nas Armas de Pressão, se tornaram restritas aos Atiradores que possuem CR (*Certificado de Registro junto ao Exército Brasileiro, que autoriza as atividades dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CAC)*).
Uma decisão curiosa por parte das autoridades responsáveis pelas portarias sobre produtos controlados, visto que, mesmo no Reino Unido, onde existe forte restrição às Armas de Fogo curtas, as Armas de Pressão e seus mais variados acessórios, dentre eles as lunetas de amplas magnitudes e objetivas, são plenamente liberadas para aquisição e uso por qualquer Cidadão. Aliás, devo frisar que a Inglaterra é atualmente o país onde mais se praticam o Tiro e a Caça com Armas de Pressão, além de ser o berço de muitas Modalidades desse Esporte.
Enfim, esperamos que a nossa contribuição seja de valia a todos os interessados no Tiro Esportivo e que o Tiro de Pressão seja realmente reconhecido no Brasil como uma prática em crescimento, a qual tem trazido muitos adeptos nas mais variadas regiões, de modo que, quem sabe, possamos resgatar aquilo que há décadas deveria ter sido a base para esse e muitos outros esportes: A EDUCAÇÃO.
Infelizmente esta edição se fecha antes da Copa Brasil que ocorre na sede da AMAN (*Academia Militar das Agulhas Negras*) na cidade de Resende - RJ, nos dias 21 e 22 de Novembro. Porém, estamos certos que esse evento, promovido pela Academia do Tiro Esportivo, será mais um sucesso e contribuirá ainda mais para a divulgação desse tipo de Tiro.
A união dos Atiradores, Clubes e Associações e a nossa contribuição na divulgação do Tiro, em suas mais variadas Classes e Modalidades, será um grande fator para a nossa vitória na recuperação dos direitos dos Cidadãos.
Assim de acordo com o título deste Editorial, “PROIBIR É SE MOSTRAR INCAPAZ DE EDUCAR”.
Nelson L. De Faria
Índice
Índice da Edição
6
História, Evolução e TendênciasEspecial
14
Tiro a Longo AlcanceEspecial
20
ProjéteisEspecial
24
Luneta: O Olho do AtiradorEspecial
30
PCP: Ar Comprimido Pré-CarregadoEspecial
34
CalibresEspecial
40
Tiro ao Alvo ou Caça?Especial
46
Recuo e o Avanço da TecnologiaEspecial
50
Mola a Gás: A Solução para as SpringersEspecial
56
Carabinas Gamo: Hunter IGT e Whisper IGTEspecial
62
Carabina de Pressão CBC Nitro SixEspecial
Acesse esta edição
Assine e acesse esta e outras 206 edições. Ou compre apenas esta edição por 30 dias.








